15 novembro, 2006

Finitude

Interessante...

Os médicos estão questionando o tratamento de doentes terminais; talvez, na conclusão deles, o mais indicado seja a morte.

Mas, não são eles que lutam pela vida? Que, perante testemunhas, juram fazer todo o possível para salvar seus pacientes?...

Mas a verdade é que a morte não é o contrário da vida. A morte é parte da vida. Apenas é a parte final, o fim.

Entender a finitude é algo que, por vezes, esbarra no nosso conceito de esperança. Pressupor que devemos largar aquele projeto, aquele sonho, aquele sentimento que perdeu sua razão de existir, soa como derrota, como um punhal cravado no tempo até ali vivido.

Encarar a morte de frente... acho que encará-la não é entendê-la mas ter a certeza que o que se viveu até ali foi o melhor possível. Não existem "SEs". É como minha mãe sempre diz "SE meu pai não tivesse morrido, estaria vivo até hoje..."

Não sei porquê escrevo isso... Certamente os meus serão os primeiros olhos a ler isso... espero que eu entenda... espero que eu esteja, ao menos, um pouco certo!...

5 comentários:

Anônimo disse...

Finitute.
Essa palavra me diz muita coisa, que, na verdade, não gostaria de ouvir.
Bonito texto.
Escreva mais, escreva sempre.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras dela.

Beijo!

Anônimo disse...

Esqueci de me identificar...rs
Beijooooo,
Alice

Anônimo disse...

Bonito texto... muito a refletir.

Não sou suicida, mas morte é um assunto que me atrai. Tenho curiosidade de saber como será.

Concordo com você quando diz que a morte é parte da vida, sendo o fim da mesma. Talvez por isso assuste tanto.

Anônimo disse...

A morte é inesperada, porém da vida faz parte, mas assusta quando vem.