29 abril, 2006

Esse papo de "músico católico"...

Queria entender uma coisa: o que significa músico católico. É uma profissão? Um cargo? As notas são diferentes? Sua técnica é outra?

Por quê o "músico católico" é tão especial, diferenciado? Acho isso um papo furado. uma bela bobagem...

O músico é o cara que toca, que tira música de um instrumento, que busca se inserir neste mundo musical e extrair música de tudo, inclusive de si mesmo. Fazer disso uma profissão ou um hobby apenas o classifica no mercado de trabalho. Apenas uma exigência é feita: o profissional PRECISA ser bom e se dedicar a isso, já o amador pode optar.

E o católico, onde fica nisso?

Acho que esse papo de músico católico só serve para gerar músicos limitados tanto técnicamente quanto espiritualmente. A relação com Deus não depende de nada. Buscar Deus é uma necessidade do homem, seja ele músico, advogado ou padeiro. Ser músico e ser católico não têm o mesmo peso, nem são complementares.

A música tem o incomensurável poder de traduzir tudo que somos capazes de produzir e absorver; sonhos, sentimentos, opiniões, impressões... Mas se relacionar com Deus é experimentar o poder de cada uma dessas coisas a partir do próprio criador. A música é capaz de traduzir o que há em nós, mas não consegue preenchê-lo (não por muito tempo).

O imenso poder da música não será capaz de nos satisfazer. Muitos já tentaram e já sabemos o final da história...

Minha dica é: seja músico (ou taxista, pintor, escritor, ascensorista...) da forma mais prazeirosa que puder e viva Deus da forma mais intensa que souber. Conhecendo-O melhor, tudo terá os traços Dele.

Bom, pelo menos, é assim que eu acho...

3 comentários:

Anônimo disse...

Puxa! Duda, você mandou bem! Fico feliz em ver estes questionamentos seus. Eram meus também. Vai ser ótimo ler mais sobre isso. Continue porque religiosamente lerei tudo. Tá nos meus Favoritos. Parabéns Herculano porque penso igualmente a você! Os músicos consagrados mundialmente, alguns claro, nem todos, sairam de corais ou de estilos religiosos. E por isso não eram músicos? Bem, não é minha seara. Vou deixar quem entende falar do assunto. Parabéns Duda. Abraços...Fabio Basilio

Anônimo disse...

Excelente!!!

Down with the labels!!!
(Abaixo os rotulos)

To adicionando teu blog nos meus favoritos.

Abraços

Anônimo disse...

Duda, gostei demais de conhecer o seu espaço e conhecer um pouco mais os seus pensamentos, a sua opinião (que eu prezo muito).
Voltarei aqui mais vezes, ou melhor, colocarei seu blog entre os meus favoritos (também tenho um blog e nele há uma lista de favoritos).
Aproveito e desejo a vc todas as bênçãos possíveis e suficientes para o dia de hoje, dia do seu aniversário. Parabéns!!!
Um abraço fraterno,
Aldo Marques